sexta-feira, 9 de outubro de 2009

História Ambiental Made in Brazil


Por Douglas Barraqui

“Abençoado por Deus e bonito por natureza”. Essa é uma típica frase que nós brasileiro gostamos de dizer quando fazemos referência às belezas de nossa terra, belezas que fazem do Brasil um objeto singular para a história ambiental. José Augusto Drummond, um dos nossos maiores nomes da história ambiental, diz que esta disciplina – para nós brasileiros – é estrangeira, por ser, em até certo grau, desconhecida por muitos. Eu digo que ela se faz timidamente e que, em “terras tupiniquins”, há excelentes trabalhos nesse campo.


É notório que os cientistas sociais latinos americanos, ao trabalharem história ambiental, demonstram maior apego as temáticas sociais e o Brasil não destoa dessa realidade. Mesmo possuindo uma gama de ecossistemas, biomas, processos ecológicos e consequente inúmeras paisagens naturais – o que torna o Brasil rico em interações entre a sociedade humana e o meio natural –, os historiadores de língua inglesa sabem muito mais sobre a natureza biofísica do que os cientistas sociais brasileiros.


Falta aos cientistas sociais brasileiros maior dialogo com as ciências naturais, com os próprios movimentos ambientalistas, a fim de que assistam de perto a realidade e, é claro, faltam incentivos para a investigação ambiental do próprio governo.


Todavia, nos últimos dez anos, a história ambiental made in Brazil rendeu bons frutos, demonstrando um destacado desenvolvimento. Isso se deve, em grande parte, à qualidade dos trabalhos produzidos e às nossas universidades que possuem um papel ímpar na produção científica do país. Resumindo, embora não esteja consolidada, a história ambiental está em solo fértil e está, certamente, em crescimento. Isso ficou demonstrado no primeiro encontro acadêmico de história ambiental do Brasil, que ocorreu em maio de 2008, em Belo Horizonte, organizado por Regina Horta Duarte, uma lider da disciplina no Brasil. Os avanços da disciplina ambiental também foram demonstrados no IV Simpósio da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental (SOLCHA), realizado em maio de 2009 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Acho prudente destacar que, embora pesquisadores brasileiros tenham feito importantes contribuições para uma história ambiental do Brasil, eu ainda não encontrei um profissional que se dissesse historiador ambiental. São, em grande parte, trabalhos paralelos.


Abaixo apresento um roteiro introdutório de produções de historiadores brasileiros que passam pelo viés da história ambiental:


ARRUDA, Gilmar (Orgs.). A natureza dos rios. Ed. EFPR 2009, p. 265.

ARRUDA, Gilmar. Cidades e Sertões. Bauru, EDUSC, 2000.

ARRUDA, Gilmar, et al (Orgs.). Natureza na América Latina – apropriações e representações. Londrina. Editora da UEL, 2001.

BERTRAN, Paulo. História da Terra e do Homem no Planalto Central. Revista ampliada, Brasília: verano, 2000.

BUENO, Eduardo et alli. Pau-brasil. São Paulo, Axis Mundi, 2002.

CASCUDO, Luís de Câmara. Civilização e Cultura – pesquisas e notas de etnografia geral. São Paulo, Global, 2004.

CASTRO, Carlos Ferreira de Abreu. Gestão Florestal no Brasil Colônia. (Tese de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2002).

CASTRO, Maria Inês Malta. Natureza e Sociedade em Mato Grosso, 1850 -1930. (Tese de Doutorado, Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, fevereiro 2001).

COSTA, Kelerson Semerene. Homens e Natureza na Amazônia Brasileira: dimensões. (Tese de Doutorado (História), Universidade de Brasília. Brasília).

COSTA, M. Panorama de um País inexistente - O Pantanal entre os séculos XVI e XVIII. São Paulo Estação Liberdade: Kosmos, 1999.

CATÃO, Leandro Pena & SANTOS, Tatiane Conceição dos Santos. História Ambiental a partir do patrimônio urbano ambiental e da prática turística. História Ambiental & Turismo. Vol 4 – nº 1, maio de 2008.

CLÁUDIA, Heynemann. Floresta da Tijuca: natureza e civilização no Rio de Janeiro, século XIX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, divisão de edição, 1995.

COUTO, Jorge. A Construção do Brasil - ameríndios, portugueses e africanos, do inicio do povoamento a finais de Quinhentos. Lisboa, Cosmos, 1998.

DRUMMOND, José augusto. A historia ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, 4(8), 1991, 177-197.

DRUMMOND, José augusto. Ciência Social Ambiental – notas sobre uma abordagem necessariamente eclética, em Rival Carvalho Rolim et al (Orgs.). História Espaço e Meio Ambiente – coletânea – VI Encontro Regional de História Ambiental da ANPUH. Maringá, ANPUH, PR, 2000.

DRUMMOND, José augusto. Devastação e preservação ambiental no Rio de Janeiro. Niterói, EDUFF, 1997.

DRUMMOND, José Augusto. O sistema brasileiro de parques nacionais: análise dos resultados de uma política ambiental. Niterói, Rio de Janeiro: EDUFF, 1997.

DRUMMOND, José Augusto. Por que estudar a história ambiental do Brasil? – ensaio temático. Varia História, nº 26 janeiro, 2002

DRUMMOND, José Augusto. The Garden in the Machine: An Environmental History of Brazil's Tijuca Forest. Environmental History 1, no. 1: 83-104, 1996.

DUARTE, Regina Horta. História & Natureza. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

ESPINDOLA, Haruf Salmen. Sertão do Rio Doce. Bauru, EDUSC, 2005.

FADEL, Simone. Meio ambiente, saneamento e engenharia no império e na Primeira República. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

FRANCO, José Luiz de Andrade. Proteção à Natureza e Identidade Nacional: 1930-1940. (Tese de Doutorado (História), Universidade de Brasília. Brasília, julho 2002).

FUNARI, Pedro Paulo e NOELLI, Francisco Silva. Pré-História do Brasil. São Paulo, Contexto, 2005.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e Fronteiras. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Monções. ampliada: São Paulo, Brasiliense, 1990.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. O Extremo Oeste. São Paulo, Brasiliense e Secretaria de Estado de Cultura, 1986.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso. São Paulo, Brasiliense, 1994.

LEONARDI, Victor. Os Historiadores e os Rios – natureza e ruína na Amazônia brasileira. Brasília, Paralelo 15 e Editora da Universidade de Brasília, 1999.

MARTINEZ, Paulo Henrique (Org.). História ambiental paulista: temas, fontes, métodos. Editora Senac, 2007.

MARTINEZ, Paulo Henrique. História Ambiental no Brasil - pesquisa e ensino. São Paulo, Cortez, 2006.

MARTINEZ, Paulo Henrique. Laboratório de história e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores. Revista Brasileira de História, Vol. 24, número 48, 2004, pp. 233-251

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; DRUMMOND, Jose Augusto. Amazônia: dinamismo econômico e conservação ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

OTONI, T. Noticia sobre os selvagens do Mucuri. Organizado por Regina Horta. Belo Hmorizonte, Editora UFMG, 2002.

PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição: pensamento e política ambiental no Brasil escravista, 1786-1888. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004.

SANTOS, Elisângela Maria Barbosa. Parques por Decreto: um estudo de caso do Parque Nacional do Caparaó. (Dissertação de Mestrado (História), Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, abril 2004).

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. História das Paisagens, In: Cardoso, Ciro Flamarion; Vainfas, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia (Rio de Janeiro: Campus, 1997, 203-216).

SOFFIATI NETTO, Aristides Artur. O nativo e o exótico — perspectivas para a história ambiental na ecorregião norte-noroeste fluminense entre os séculos XVII e XX. (Dissertação de Mestrado, UFRJ. Rio de Janeiro, 1996).

TENÓRIO, Maria Cristina (org.). Pré-História da Terra Brasilis. Rio de Janeiro, Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999.

Um comentário:

  1. Caro Douglas,
    Gostaria de te dar os parabéns pela iniciativa do blog. Encontrei aqui várias indicações que não conhecia. Um grande abraço. Giovanni Mannarino.

    ResponderExcluir